sábado, 5 de dezembro de 2009

Seca prolongada

Pois é,

Começou a chover mas a seca foi prolongada.

Como dizem alguns seguidores, foi uma grande seca porque não houve mais mensagens.

A vida não é facil, a horta não me deixa muito tempo disponível para a conversa.

Novidades, quais são. Não são muitas.

Agora anda toda a gente com a azáfama da azeitona. Qual foi o meu espanto, quando ia a apanhar azitona para o cagarretes e reparei que andam a recuperar a capela da Sra da Esperança. Sem dúvida alguma um grande trabalho, aqui vão os meus elogios para a J.F. na pessoa do sr Presidente.

Realmente era uma pena esta capela estivesse em tal estado de degradação, é bom ver que a JF ainda se preocupa com os nossos monumentos. A próxima tem que ser a Sra do Carrasco e depois os Castro do Salgueiro e as minas. Não sei se estão a ver onde eu quero chegar. Benlhevai tem condições para ter um roteiro turistico dentro do limite da Freguesia. E porque não?

Voltando à azeitona, a malta cá da terra já anda nos preparativos alguns jaté já começaram a apanhá-la.

Vão ser, pelo menos, dois meses de trabalho intenso. Só já há velhos a trabalhar, os jovens desapareceram.

É pena que a nossa azeitona não seja devidamente aproveitada, o azeite quero eu dizer.

A malta cá da terra podia-se juntar a vender o azeite através de uma entidade única, com mais valias, claro. A marca comercial, seria BENLHEVAI.

Em termos de noticias também tenho mais uma ou duas, mas estas não são nada boas. Faleceram mais duas pessoas de referência da terra. o Sr Diamantino a Sra Maria Júlia, aproveito para enviar, mai uma vez, o meu pesar às familias.

Falando de coisas melhores, está aí a chegar o Natal e as prendinhas, eu até já comprei um sapato de Alemão, n.º 49, para que leve mais prendas.

Por esta altura, cá aparecem os foragidos todos, a malta da terra que está fora, para ver se bebemos mais uns copos em volta da fogueira de Natal.

Até podemos ir a gamar umas galinhas ou uns coelhos para a merenda, lá para o final da noite. Podemos recordar os velhos tempos.

Até mais ver.

AdolfoDias

3 comentários:

Lurdes Pereira disse...

Graças a Deus...! Ja tinha pensado que a seca tinha sido de tal modo devastadora que nunca mais ia rebentar nada de novo. Apos 3 meses de longa espera, onde as duvidas se acentuam cada vez mais, eis que os primeiros rebentos começam a aparecer; bastante frageis... não se podem ainda esforçar muito..., a seca foi demasiado longa. Também ja que se aguardou tanto tempo, agora podemos deixar-lhe mais alguns dias para apanhar forças, mas então depois queremos saber tudo.
Em nome de todos os Benlhevaienses, ficamos à espera...
Até breve, espero.

Anónimo disse...

Olà, mais um novo blog sobre Benlhevai, não deix de visitar e dar a conhecer a todos os Benlhevaienses espalhados pelo mundo, um abraço amigo,

WWW.BenlhevaiBlog.canalblog.com

Anónimo disse...

Boas festas para todos os benlhevaienses em 1º lugar, agora para todos aqueles que lêm este bloog.
Eu estava a ficar preocupado com o nosso caro amigo Adolfo, pensei que tivesse ficado doente com a gripeA, ainda bem que de novo noticias.
Amigo não nos fassas passar por uma tão grande seca sem noticias da nossa aldeia.
Desejo de Boas Festas para todos.
O OBSERVADOR