domingo, 18 de janeiro de 2009

Ainda a festa de 1.ºde Janeiro

Recebi umas noticias fresquinhas do Observador sobre a festa do dia 1.º de Janeiro.

Realmente há aqui um pormenor que eu não me estava a lembrar, no dia 1 de Janeiro de cada ano eram rematadas as Leiras da Igreja, este leilão era sempre uma guerra. No final da missa de Ano Novo, juntava-se a malta toda junto da igreja e faziam-se as rematações, todos os pastores, principalmente estes, queriam as leiras e os lameiros, parece que os lameiros só eram rematados de 2 em 2 anos e as leiras todos os anos. Bem, isto era do melhor, carrapiço, Tadeu, Zé Manco, Alberto Marcelino, Manel Geraldo, Amândio, etc... todos queriam uma leira ou um lameiro. No primeiro ano que os actuais autarcas fizeram a festa, as rematações foram feitas mais tarde, penso eu, foi uma festa como já não me lembrava, era cada carrada de vinho, o João Velhinho era o leiloeiro, só se ria, nem conseguia estar direito nas escadas que vão para a torre, até foi lá a RTP de Bragança e depois apareceu no tele Regiões, talvez tenha sido no 2.º ano de festa.

Pois é, as rematações acabaram, parece que com este tipo de rotação, estava tudo quase abandonado e cheio de silvas, foi então que o pároco actual fez um arrendamento mais prolongado ao Zé Mota e acabaram-se as arrematações mas continua a festa.

Relativamente à festa, não faltou xixa de vaca, Maronera penso eu, uma especialidade, também não faltou frango assado na hora, vinho tinto do Álvaro e cerveja à descrição, no final havia uns quantos com a asa chumbada, Manel João, bicho da fruta, Medeiros e outros. Mas o facto de terem a asa chumbada não lhe deu para o mal, só para dançar.

Também houve cantares, apareceu um grupo de Estarreja, já não foi o primeiro ano, parece que são amigos do João Velhinho. E até cantavam bem, dava para animar a malta.

Por agora é tudo, não palro mais pois tenho que me ir deitar, amanhã é dia de saxo, como diz o filho, vou apanhar azeitona para o cagarretes (nome bonito).

Até mais ver?????

AdolfoDias

Sem comentários: