sábado, 24 de janeiro de 2009

Benlhevai na comunicação social

Qual não foi o meu espanto quando encontrei uma noticia sobre Benlhevai num reputado jornal da região, aqui vai ela na integra:

"Benlhevai guarda recordações pré-históricas e romanas

A cerca de 13 quilómetros de vila Flor, Benlhevai guarda lembranças de outras gentes que povoaram aquela freguesia. Prova disso são as gravuras rupestres numa fraga existente no alto de um monte daquela localidade, comprovando que a povoação Benlhevai poderá vir de tempos pré-históricos. Já os romanos deixaram a sua marca nesta terra e a sua actividade pode ser conhecida através das antigas minas de ouro, a norte da aldeia. Presume-se que a concessão destas galerias tem cerca de 1 400 anos. Benlhevai pertenceu, ainda, à abadia cisterciense de Santa Comba da Vilariça, do Mosteiro de Santa Maria de Bouro, conforme os relatos de documentos históricos e de um marco encontrado na freguesia com as iniciais daquele Mosteiro inscritas. Rica em tradições, a localidade é conhecida pela devoção a Nossa Senhora do Carrasco que, segundo os fiéis, cura os males de pessoas. Dentro do templo, situado no cume de um monte, existem os saquinhos com terra que os doentes traziam ao pescoço e, depois de curados, deixavam num armário. A população orgulha-se, ainda, da capela de Nossa Senhora da Esperança, de origem românica e actualmente em ruínas, que terá sido a primitiva matriz. Os visitantes podem, também, conhecer as fontes Limpa e da Mina, arcadas e de bastante antigas."


in: Jornal Nordeste

domingo, 18 de janeiro de 2009

Observador

Agradeço ao Observador o facto de me enviar algumas novidades.



Se houver mais algum interessado em contribuir, aqui vai, mais uma vez, o nosso mail benlhevai2008@gmail.com



Era engraçado se alguém tivesse fotos, nem que fossem de outros tempos.



AdolfoDias

Ainda a festa de 1.ºde Janeiro

Recebi umas noticias fresquinhas do Observador sobre a festa do dia 1.º de Janeiro.

Realmente há aqui um pormenor que eu não me estava a lembrar, no dia 1 de Janeiro de cada ano eram rematadas as Leiras da Igreja, este leilão era sempre uma guerra. No final da missa de Ano Novo, juntava-se a malta toda junto da igreja e faziam-se as rematações, todos os pastores, principalmente estes, queriam as leiras e os lameiros, parece que os lameiros só eram rematados de 2 em 2 anos e as leiras todos os anos. Bem, isto era do melhor, carrapiço, Tadeu, Zé Manco, Alberto Marcelino, Manel Geraldo, Amândio, etc... todos queriam uma leira ou um lameiro. No primeiro ano que os actuais autarcas fizeram a festa, as rematações foram feitas mais tarde, penso eu, foi uma festa como já não me lembrava, era cada carrada de vinho, o João Velhinho era o leiloeiro, só se ria, nem conseguia estar direito nas escadas que vão para a torre, até foi lá a RTP de Bragança e depois apareceu no tele Regiões, talvez tenha sido no 2.º ano de festa.

Pois é, as rematações acabaram, parece que com este tipo de rotação, estava tudo quase abandonado e cheio de silvas, foi então que o pároco actual fez um arrendamento mais prolongado ao Zé Mota e acabaram-se as arrematações mas continua a festa.

Relativamente à festa, não faltou xixa de vaca, Maronera penso eu, uma especialidade, também não faltou frango assado na hora, vinho tinto do Álvaro e cerveja à descrição, no final havia uns quantos com a asa chumbada, Manel João, bicho da fruta, Medeiros e outros. Mas o facto de terem a asa chumbada não lhe deu para o mal, só para dançar.

Também houve cantares, apareceu um grupo de Estarreja, já não foi o primeiro ano, parece que são amigos do João Velhinho. E até cantavam bem, dava para animar a malta.

Por agora é tudo, não palro mais pois tenho que me ir deitar, amanhã é dia de saxo, como diz o filho, vou apanhar azeitona para o cagarretes (nome bonito).

Até mais ver?????

AdolfoDias

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Festa

Muito bem,

Tendo em conta que já acabei a azeitona e agora as couves pencas já não se vendem, vou palrar aqui qualquer coisa.

Relativamente às festas parece que não houve nada de novo, parecia que, a avaliar pelos carros com matricula francesa, havia por aqui alguns emigrantes que vieram a apanhar a azeitona. De resto é sempre a mesma coisa, uns campanários nos cafés com a malta que está a residir fora, uma conversa sobre como é que andam as coisas e a familia, ou se ainda trabalham no mesmo sitio, etc...

A passagem de ano, também a mesma coisa.

Bem, a festa do 1.º de Janeiro é que foi de arromba, muita xixa, muito vinho, muita musica. Não faltou ninguém, até os merendeiros da Vila aparecem. E os de Leste, é comer e beber "à fartazana", não quero com isto dizer que nos outros dias passam fome. Já que estou a falar deles, parece que agora são o sustento dos cafés, claro também não há por cá mais ninguém, os velhos morrem e os jovens vão embora, para a França, Suiça e o Zé Marcelino para Lodões, os outros habituais continuam na moina, não querem trabalho.

Voltando à festa, já estava a divagar por outras paragens e conversas de má lingua, parece que durou até ao final do dia.

Já agora aproveito para colocar aqui uma questão, publicamente. Terá esta festa os dias contados? Pois é, quem inicou esta festa foram os actuais autarcas, para o ano há eleições. Candidatar-se-ão os actuais autarcas? Ou serão outros, que acabam com esta comezaina toda e convivio. É uma pergunta interessante.

A Autarquia de Benlhevai era capaz de dar um bom tacho para mim, nas Assembleias punha a malta toda a dormir com esta conversa sem nexo nenhum.

Por agora é tudo, não vos maço mais com esta conversa fiada sem interesse nenhum.

Até mais ver?????

AdolfoDias

sábado, 3 de janeiro de 2009

Noticias

Boas,

Realmente não tenho cumprido com o trabalho que me propus, o Observador enviou uma mensagem a dizer que me ando a baldar e isso é verdade mas, a minha vida profissional, tenho que apanhar a azeitona e vender umas couves pencas, não me tem permitido enviar novas mensagens.

Como eu também gostava de saber, outras opiniões sobre as festas, criei um e-mail de apoio para me enviarem mensagens, fotos, fofocas, vida dos outros, etc... que eu modero e publico.


Este é o e-mail benlhevai2008@gmail.com

Para já podem começar por falar sobre as festas de Natal, Passagem de Ano, 1.º de Janeiro, etc..

Já agora, aqui entre nós, foram muitas as borraxeiras?

Aguardo o envio de noticias.

Até mais ver????


AdolfoDias