terça-feira, 18 de agosto de 2009

Politica benlhevaiense

Agora sim, as coisas estão a aquecer.

Gostei muito de um comentário a criticar a minha forma de fazer politica.

A realidade é que eu não estou a fazer politica nem campanha porque, tal como referi anteriormente, retirei a minha candidatura porque o meu fiel apoiante deixou de sê-lo, foi embora com o primeiro pastor que passou à minha porta.

Contudo, vou continuar a divulgar o meu programa eleitoral, pode ser que alguém aproveite alguma coisa, o candidato à continuidade ou algum candidato à substituição do actual autarca.

Retalivamente aos meus comentários sobre a festa, os mais criticados pelo Anónimo, são a minha opinião e não a vou mudar, antes pelo contrario, vou reafirmá-la.

Os autarcas devem fazer mais do que gerir situações do dia-a-dia, devem ter ideias inovadoras e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. No meu entender, devem identificar os problemas e tomar medidas para os resolver, sejam eles a que nivel forem.

Quais são os problemas de Benlhevai?

São vários e são comuns a outras localidades.

Para além do que já disse relativamente a medidas para cativar os emigrantes a vir à terra, no meu entender, deveriam ser tomadas outras medidas a nivel da economia local.

Cá na terra produz-se muita coisa, essencialmente, azeitona e azeite, uvas e vinho e castanhas, para além de outras produções em quantidades menos significativas, o grande problema é vender estes produtos com valor acrescentado, porque produzir em maior ou menor quantidade e melhor ou pior qualidade, toda a gente produz.

Como a economia local e as pessoas dependem essencialmente destas actividades, devem ser tomadas medidas que ajudem as pessoas a continuar a trabalhar nelas, por exemplo a nivel comercial.

A autarquia poderia alavancar a criação de uma empresa que fizesse a gestão comercial dos produtos aqui produzidos. Poderia ser criada a marca "Benlhevai" e vender produtos com esta marca, azeite, castanhas, etc... A autarquia poderia ter capital nesta empresa e cativar outras pessoas a fazer o mesmo, o capital poderia ser proporcional à capacidade produtiva de cada pessoa.

Numa fase inicial esta empresa poderia inicial com poucos sócios, um dos quais a autarquia, e posteriormente faziam-se aumentos de capital e entravam novos sócios.

Isto sim seria uma boa medida e seria também uma marca indelével do autarca que a alavancasse, concerteza que toda a gente recordava o autarca que o fizesse.

Medidas destas e outras que proporei futuramente é que são uteis para a sociedade e contribuem para o bem-estar das pessoas.

Mais uma vez informo que podem enviar sugestões para o mail benlhevai2008@gmail.com

Peço desculpas a quem me está a ouvir à tanto tempo, sei que sou chato mas perco-me quando começo a falar.


Até mais ver

AdolfoDias

3 comentários:

FalaQuaseNada disse...

Caro AdolfoDias

É com muita pena minha que me parece que o blog está a afastar-se do que mais bonito tinha: Falar da nossa terra e das suas maravilhas ou nem por isso.

Neste momento fico com a ideia que se abriu aqui um debate sobre Junta / Associação, dando a ideia de umas orientações politicas. Pena se isso acontecer, na verdade seria o verdadeiro espelho do Benlhevai de há poucos anos. Pois por lá não se fazia nada sem se meter a política ao meio. Se não sabiam de que lado eras, não havia problemas, eles empurravam-te para um e prontos.

Para minha alegria, acho que hoje em dia já não se verifica quase nada desses tempos, altura em que era quase impossível frequentar os dois cafés. Se fosses ao de cima eras de um lado se fosses ao de baixo eras do outro.

Mas pronto, desabafos à parte.
Este ano gostei bastante do mês de Agosto, fiquei com a ideia que os que estavam estavam juntos e para se divertirem.

Ainda por lá passei umas boas noitadas quase À moda antiga. O Sérgio estava sempre com a porta aberta, até parecia que funcionava 24/24.

Tanto em baixo como em cima o jogo do xino estava sempre a rolar, pena que já não era como antigamente com as moedinhas e a beata do cigarro. Mas ainda dá para recordar um pouco.

Espero que para o ano as coisas voltem a ser pelo menos como este ano que me deu a ideia de ter voltado a crescer um pouco.

Abraços e cumprimentos
Ao AdolfoDias e todos os “blogueiros” que por aqui passam.

Anónimo disse...

após o mês de férias torna-se dififcil encontrar um pouco de tempo para escrever neste blogg, mas mais uma vez aki, estou para este blogg vos mantenha informado do k se passa na nossa pequena aldeia mas muito grande em saudades.
O mês de agosto espero k todos se tenho divertido bastante, pois eu aproveitei para me divertir o mais possivel. Pois tive noites em k abusei um pouco da bebida, mas as férias são para isso mesmo, para um pouco de abusos, tive pena não ter estado ai todo o mês mas pode ser k no próximo ano deia para estar
desejo a todos os benlhevaienses muita saude, paz e amor pela nossa terra
um abraço deste vosso amigo observador

Anónimo disse...

hoje é feriado.
Dia de Implementação da Repubilca.
estamos a menos de uma semana de novas eleições pois este ano é um dos temas de destaque no nosso pais, três actos eleitorais. Mas são a autarticas que mobilizão maior quantidade de meios, pois, são estas que nós conhecemos os candidatos eles nos conhecem, pelo menos durante a campanha pois, cumprimentam todas a pessoas com maosadas, beijos, etc, muitas promeças.
pena este anos só existir uma lista para a junta.
Mas mesmo assim apelo a todos que vão votar não deixem os outros decidirem por nós..... votem escolham os nossos representantes.