segunda-feira, 13 de julho de 2009

Festa 2009

Finalmente,

Por motivos alheios, só agora consigo tecer alguns comentários à Festa do Divino Espirito Santo e do pentecostes que decorreu aqui na nossa terra.

Em primeiro lugar deixo aqui os comentários integrais do "Observador"

Como é do conhecimento de todos os que seguem a religião cristã. O que na nossa aldeia o seu número está a decrescer a olhos vistos, pois a maioria deve ser ateu ou comuna.
Mas nos dias nomeados sempre se consegue encher a igreja, a missa foi bonita acompanhada pela banda do Felgar, sempre é melhor que a de vila flor. Os meus parabéns a catequistas pois eu gostei da forma como estava organizada a 1ª comunhão das cinco crianças, um dos cânticos entoado pelas crianças me fez lembrar a minha 1ª comunhão, e de outros mais novos, pois nós ficávamos na fila até aos 10 ou 12 anos.
Quanto ao arraial a associação teve muito trabalho em contratar o grupo musical, pois ainda hoje estamos a espera da resposta do grupo. Mas parece que vai ficar para o próximo ano, embora eu próprio não acredite.
Mais uma vez teve de ser Junta a tratar de tudo porque a associação nada faz, o que é uma pena.
Bem mas aos menos fazem uso da casa para poderem lá matarem os vícios do cigarro espero que seja só isso mesmo.
Com os melhores comprimentos
O Observador"

Pelos comentários do "Observador" facilmente se deduz que a festa foi pouco mais do que a missa e, no meio disto tudo, a missa é o mais importante.

Contudo, quem chegava ao largo do terreiro, a avaliar pelo camião dos miscaros que estava aí atravessado/estacionado, pensava que ia a haver uma granda festa. Mas não, o camião servia apenas de palco ao concerto da banda do Felgar.

De qualquer forma, o que interessa é que era dia de festa, havia muitos benlhevaienses emigrados pelo país e isso é que me deixa feliz, os filhos da terra continuam a gostar dela e a aparecer nos dias nomeados. É pena não conseguir mostrar as fotos, eu tirei algumas, não sei o que se passou com o rolo, só sei que não se aproveita uma única.

Talvez alguém ainda envie umas quantas fotos.

Quanto aos comentários do "Observador", não posso deixar de discordar com algumas coisas.

De facto a Associação deveria ser mais empenhada nestas coisas, quando não o é, a Junta de Freguesia é que tem que tomar conta de tudo, para isso é que são eleitos, não podem estar no poleiro apenas para gerir o dinheirito e uma ou duas obras ao longo do mandato. Têm que ter um papel mais activo na sociedade, no meu entender, quando outros não fazem, eles têm que organizar a festa e deveriam fazer uma grande festa. Proponho publicamente que organizem um convivio durante o mês de Agosto de forma que os emigrantes, em Portugal ou no estrangeiro, tenham ainda mais gosto pela terra e possam conviver uns com os outros e, claro, com as pessoas que ainda cá estão. Os que cá estão já têm o convivio de Janeiro.

Porque não um convivio idêntico ao do dia 1 de Janeiro.

Eu ofereço as batatas.

Quem oferece mais alguma coisa?

Para além disto a Junta de Freguesia deveria ter ainda um papel mais activo na economia local.

Eu vou apresentar algumas ideias no meu programa eleitoral, pode ser que alguém as aproveite.

Até mais ver

AdolfoDias

5 comentários:

Lurdes Pereira disse...

Até que enfim que temos noticias!
São poucas, mas pelo menos são boas. Concordo plenamente com esse convivio no mês de Agosto. Como as batatas são ainda melhores se forem muito bem temperadas, eu proponho o AZEITE.

Lurdes Pereira

Anónimo disse...

ja andava preocupada.tanto tempo sem noticias.Até cheguei à pensar que tinha acontecido alguma coisa ao senhor "adolfo".Essa ideia de convivio no mês de agosto é exelente.Força

Faty

Anónimo disse...

Caro amigo
como não podia deixar de te responder
A associação podia ter agora essa iniciativa, de organizar esse convivio para os nosso imigrantes e emigrantes. Mas como isso requere algum trabalho e iniciativa, como exemplo de uma iniciativa convites, a todos os nossos filhos da terra que se encontram por esse mundo fora, da realização desse convivio.
Eu te enviei fotos da festa deste ano gostaria de saber se as recebeste.
Agradecia uma resposta da tua parte.
Os meus comprimentos para todos

E já estamos em Agosto mês de Férias
Boas Férias para todos
Um abraço amigo
Observador

Anónimo disse...

Estimado sr "adolfo",uma vez que parece estar em campanha politica, recomendo que esteja mais atento a todas as problemáticas que o rodeiam.Acho piada aos seus comentárias, pois um bom observador consegue muito mais do que aquilo que voçê consegue e antes de fazer 1 juízo de valor publicamente, por norma tenta apurar factos...Parece-me que peca por aí...Ah, se este é o seu conceito de fazer boa politica...parece-me que vai ter uma tarefa árdua pela frente!Mas boa sorte,Sr Adolfo Dias

ACRVF disse...

Muito boa noite Sr. Adolfo Dias, (demonstro-lhe a minha boa educação por assim ter sido educada e não por minha vontade), deixe-me desde já dizer-lhe que fiquei extremamente desapontada com o seu blog, não é realmente muito humorístico e para tristeza basta-nos o panorama de crise que vivemos neste momento. Além disso, como membro da A.C.R.V.F. (Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor), ao contrário do mencionado por si visto que fomos nomeados de Banda de Vila Flor, e também como munícipe do concelho de Vila Flor, demonstro a minha tristeza pela sua falta de apoio a esta instituição. Segundo a sua opinião, será melhor solução contratar uma banda "estrangeira" e financiar assim o seu crescimento, em vez de, ajudar os conterrâneos a crescer como músicos. Não sei se fez algum tipo de investigação para fazer esta crítica (diga-se de passagem, nada construtiva) mas, a ACRVF disponibiliza um serviço gratuito a todos os munícipes, ajudando os jovens a crescer musicalmente e como individuos, facilitando a criação de uma noção de grupo. Fica-lhe muito bem a si, tão puritano quanto a questões de apoiar a terra-mãe. Fique também sabendo que é a ACRVF que financia a maior parte das aulas de variados instrumentos que as crianças da sua aldeia frequentam. Não sei se na sua cabeça tão pensadora já conseguiu chegar à conclusão que a Banda Filarmónica é a única parte integrante da ACRVF que dá algum lucro. Se algum dia as crianças da sua aldeia tiverem de pagar as aulas na totalidade, paciência não é? "Pelo menos eu tive uma missinha bonita." Antes de ser tão puritano pense um pouco, a não ser que esteja a pensar em algum tipo de medida que permita mudar Benlhevai para o Felgar. Na altura em que eu era ávida frequentadora de Benlhevai os "Adolfo Dias" eram muito mais defensores do concelho. P.S.: Eu gasto 4 horas do meu Sábado na ACRVF, deve ter uns padrões mesmo muito elevados. Preferências musicais? Quim Barreiros?